Em Portugal, tal como em Madrid e em Roma, Kiko Argüello e Carmen Hernández - iniciadores do Caminho Neocatecumenal - foram viver com os pobres de um bairro de barracas de Lisboa, chamado “Curraleira”. Foram acompanhados pelo Pe. Francesco Cuppini, sacerdote italiano.
O Pe. João de Brito, missionário dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, convidou-os a começar as catequeses na paróquia de “Nossa Senhora da Penha de França”; aí nasceu a primeira comunidade Neocatecumenal em Portugal, no ano de 1968.
Nos anos seguintes o caminho começa a dar os primeiros passos em Lisboa e no resto das dioceses. Ao longo dos anos tem estado sobre a responsabilidade de várias equipas itinerantes.
Itinerantes responsáveis de Portugal (ordem cronológica):
- Kiko Argüello e Carmen Hernández
- Pe. Mário Pezzi
- Pe. Vicente Martí
- Pe. Ramón Sevillano
- Pe. Angel Bello (desde 1990)
Tendo o Caminho Neocatecumenal em Portugal sido iniciado em Lisboa, na zona centro de Portugal, são posteriormente constituídas equipas responsáveis pela zona norte e zona sul do país, assim como pelas regiões autónomas – arquipélagos da Madeira e Açores.
Ao fim de 30 anos de evangelização, os iniciadores do Caminho Neocatecumenal voltam a Portugal para um encontro com as comunidades do país realizado no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações.
Nesse encontro realizado a 7 de março de 1999 é feita a primeira chamada vocacional em Portugal.
No dia 2 de maio de 2009, é celebrada a Eucaristia de acção de graças pelos 40 anos do Caminho Neocatecumenal na Diocese de Lisboa, presidida pelo Cardeal Patriarca D. José da Cruz Policarpo.
A 14 de maio de 2010, na sequência da visita do Papa Bento XVI a Portugal, Kiko, Carmen e Mário fizeram um encontro vocacional em Fátima com 30.000 jovens da Europa com a presença de vários bispos portugueses.
No dia 19 de maio de 2019, na Nazaré, foram celebrados os 50 anos do Caminho Neocatecumenal na Diocese de Lisboa,
Seminários Redemptoris Mater em Portugal
O Seminário Redemptoris Mater de Lisboa nasce no dia 16 de Setembro de 2000 e é erigido canonicamente pelo Cardeal Patriarca D. José Policarpo no dia 13 de Maio de 2001, no 84º aniversário da 1ª aparição de Nossa Senhora em Fátima.
No ano 2008 abre-se o Seminário Redemptoris Mater do Porto pela mão de D. Manuel Clemente (atual Cardeal Patriarca de Lisboa)
No ano 2012 nasce o terceiro Seminário Redemptoris Mater em Portugal, na diocese de Évora com o arcebispo D. José Alves.
No ano 2017 abre-se o Seminário Redemptoris Mater de Beja, que em 2022 seria unido ao seminário de Évora.
No total foram ordenados 31 presbíteros.